segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Praça Cidade de Milão








Praça Cidade de Milão.

 O nome para quem não conhece o local impressiona, afinal, dar o nome de uma das mais elegantes cidades da Europa a uma praça em São Paulo não deve ser por acaso. No entanto uma rápida visita ao local,  localizado em Moema bem atrás do Parque do Ibirapuera.

O espaço tem como elemento  central uma fonte ladeada por réplicas entre Milão e São Pulo, tendo como elemento central uma fonte ladeada por réplicas de quatro estátuas de Michelangelo, essas últimas produzidas pelo Liceu de Artes e ofícios.

As reproduções retratam as alegorias que representam a Noite, o Dia, o Crepúsculo e a Aurora.
Feitas de argamassa e gesso, têm o dobro do tamanho das peças originais, que se encontram na Capela dos Médici em Florença, na Itália.







Há quase 50 anos atrás, em março de 1962, através de um acordo entre as prefeituras de São Paulo e Milão, ambas as cidades declararam-se  por decreto como “gêmeas”. E, através deste decreto em comum, as duas cidades iniciaram uma série de ações com o objetivo de estreitarem ainda mais seus laços. O primeiro gesto, ainda no primeiro semestre, partiu da “irmã” italiana com a inauguração do Largo Brasilia, uma bela e arborizada praça em um bairro requintado da cidade.

O gesto paulistano de retribuição viria poucos meses depois em outubro do mesmo ano, quando na ocasião da visita do prefeito milanês, Gino Cassini, à cidade foi inaugurada uma praça como o nome Praça Cidade de Milão. O ato foi muito noticiado à época pelos grandes jornais paulistanos e a visita de Cassini bastante festejada pela grande comunidade italiana de São Paulo.