sábado, 13 de janeiro de 2018

Igreja Santo Antonio - preciosidade barroca






 Preciosidade Barroca

Localizada na Praça do Patriarca, próximo ao Viaduto do Chá, na região central, a Igreja de Santo Antônio é uma das mais antigas da cidade, fundada em data incerta no fim do século XVI. P






No século XVII, abrigou a Ordem dos Franciscanos, e no século XVIII esteve subordinada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos.Sofreu diversas reformas e intervenções ao longo dos últimos quatro séculos, sobretudo em sua fachada, reinaugurada em  estilo eclético em 1919. 
O interior da Igreja de Santo Antônio conserva importantes testemunhos da arte produzida em São Paulo no período colonial.  Durante a restauração  levada a cabo em 2005, descobriu-se no forro do altar-mor pinturas murais  seiscentistas de alta qualidade técnica e artística, as mais antigas de que se tem notícia em São Paulo. Também o altar principal, executado em 1780, é um belo exemplar da talha barroca.  A igreja é tombada pelo poder público estadual (Condephaat )  desde 1970, em virtude de sua importância histórica, artística e arquitetônica.