terça-feira, 10 de outubro de 2017

Una Bella Storia


Conheça alguns dos símbolos na capital ligados a influentes comunidade italiana que reúne 15 milhões de descendentes no estado.

Igreja Nossa Senhora Achiropita

A devoção à Mãe Achiropita, cuja festa é celebrada no dia 15 de agosto, surgiu em Rossano Cálabro e data do século XII. Veio com os italianos que deixaram seu país em busca de melhores condições e se estabeleceram em São Paulo, mais precisamente no bairro do Bixiga. A imagem da N. Sra. Achiropita foi trazida pelos imigrantes calabreses nos primeiros anos deste século.










 Taberna do Julio

 abriu pela primeira vez em 1966. Com entrada simples, o salão tem paredes revestidas de pedras e iluminação parcial. Além do cardápio à la carte, a casa é famosa pelo rodízio de massas.
Rua Conselheiro Carrão, 392


Cantina Capuano

Inaugurada em 1907, trata-se da segunda mais antiga cantina em funcionamento ininterrupto na cidade - perde apenas para o restaurante Carlino,  na Vila Buarque, fundada em 1881. Atrai pela música ao vivo e pelos pratos fartos à moda típica italiana.
Rua Conselheiro Carrão, 416 - Bela Vista


Colégio Dante Alighieri

Fundado em 1911 por um grupo de imigrantes interessados em preservar a cultura do seu país natal, é um dos pioneiros no ensino misto para meninos e meninas. Trazia professores diretamente da Itália.
Alameda Jaú, 1061



Edifício Martinelli

Em uma época em que eram raros os imóveis com mais de cinco andares, o empresário Giuseppe Martinelli sonhava em erguer o mais alto arranha céu da América do Sul. O prédio foi entregue com exatos trinta andares, em 1929.