sábado, 7 de outubro de 2017

Jockey Club de São Paulo



Jockey Club de São Paulo







Jockey Club de São Paulo é a entidade que administra e detém a propriedade do  Hipódromo de Cidade Jardim. Foi fundado em 14 de março de 1875,  sob o nome de "Club de Corridas Paulistano". Sua primeira praça de corridas foi o Hipódromo da Mooca,  na rua Bresser. Inicialmente havia uma determinação para que o novo hipódromo fosse no situado Ibirapuera. No entanto, mais tarde, em 25 de janeiro de 1941,  foi inaugurado o atual  hipódromo  da Cidade Jardim, que buscou corresponder as modernidades atuando como palco de diversos eventos como feiras, desfiles de moda, algumas festas, entre outros, instalado no bairro de mesmo nome, em São Paulo ..
O terreno em que se encontra o atual Jockey Club de São Paulo foi uma doação da Companhia Cidade Jardim, que entendia a necessidade de um espaço maior que atendesse às demandas do público e concebido pelo então Prefeito de São Paulo e Presidente do Jockey Club Fabio Prado . O hipódromo foi então construído nos 600.000 metros às margens do Rio Pinheiros, ainda não retificado na época, entre os anos de 1937 e 1941.O projeto foi feito por Elisário Bahiana,  arquiteto brasileiro e posteriormente remodelado pelo arquiteto francês Henri Sajous.
Apesar da localização do novo hipódromo, a sede social do clube ainda permaneceu nas proximidades de seu local de origem, à rua do Rosário. Dali, mudou-se para a rua São Bento em 1917, depois para a rua 15 de Novembro, Praça Antônio Prado e, finalmente, nos anos 60, para a localização atual, situada à rua Boa Vista, no  centro da cidade.  O Jockey Club também possui o Centro de Treinamento de Campinas, na cidade do mesmo situada no interior do estado de São Paulo, no local onde funcionou o Hipódromo Boa Vista. 


Uma bela escultura em relevo, retratando um cavalo e a figura de um anjo, se destaca sobre a fachada branca. A obra é um dos destaques  do prédio do Jockey Club de São Paulo, projetado pelo arquiteto Elisário Bahiana e inaugurado em 1941, as margens do Rio Pinheiros.