domingo, 15 de outubro de 2017

FAAP - Faculdade das Artes

Criada a partir de um desejo póstumo do seu mecenas, a FAAP completa setenta anos como um centro de cultura com museus e  teatro renomado.





Instalada na Rua Alagoas, em Higienópolis, próxima ao Estádio do Pacaembu, a Fundação  Armando Alavres Penteado ( Faap ) acaba de completar setenta anos de história. Sua trajetória remonta à primeira metade do século passado, quando a instituição surgiu por um desejo póstumo do empresário e mecenas que a batiza.
Descendentes  de uma das mais tradicionais famílias paulistas do ramo do café, Penteado estudou em Londres e Paris, onde frequentou círculos de artistas, além de ter cursado a Escola Politécnica.
Ao morrer, em 1947, deixou em seu testamento a orientação de que algumas de suas propriedades fossem vendidas para a criação de um museu e uma escola de artes.

Assim, naquele mesmo ano surgiu a Faap, a primeira faculdade da capital a implantar um curso de graduação em design, na década de 60. Inaugurado no local em 1961, o museu de Arte Brasileira conta hoje com um acervo de mais de 3 000 obras. O espaço mantém parcerias com instituições como o Louvre e apresenta exposições de relevo, a exemplo de Barroco no Brasil. A herança dos Czares e a Arte no Egito no Tempo dos  Faraós.
Ao longo dos anos, seu teatro interno também apresentou peças importantes, como Mademoiselle Chanel, com Marília Pêra, Hamlet, com Wagner Moura, Ensina-na a Viver, com Glória Menezes, Restos com Antonio Fagundes, e Incêndios com Marieta Severo.