domingo, 8 de outubro de 2017

Correios e Telégrafos








 Ele está bem ali,  coração da cidade de São Paulo, no lado mais antigo da metrópole. O prédio chama atenção no Vale do Anhangabaú, ocupando um espaço de 15 mil metros quadrados de área construída – uma obra que começou em 1919, com o objetivo de abrigar a Agência Central dos Correios e Telégrafos, e foi inaugurada três anos depois, como parte das celebrações do centenário da Independência do Brasil.

Sua construção, muito importante para a época, fez parte de um processo de urbanização do vale. Foi nesse período que o trecho inicial da Avenida São João foi alargado e outros edifícios foram construídos na área. O prédio dos Correios, conhecido como Palácio dos Correios, integra, juntamente com o Teatro Municipal, o Edifício Martinelli e o Viaduto do Chá, um expressivo conjunto arquitetônico do centro de São Paulo.
De estilo eclético, com outras edificações da mesma época, ele foi projetado e erguido pelos arquitetos Domiziano Rossi e Felisberto Ranzini, do Escritório Técnico Ramos de Azevedo. Tornou-se um ponto marcante na paisagem urbana da capital e fez com que a Praça Pedro Lessa, onde está localizado, ficasse mais conhecida como “Praça do Correio” do que pelo seu nome original.

Até a década de 1970, as dependências do prédio – lotadas pelo público e por funcionários – concentravam uma movimentada agência e, mais importante, as atividades administrativas dos Correios. Posteriormente, esse serviço foi transferido para o bairro da Vila Leopoldina, na zona oeste da cidade.

O Palácio dos Correios passou, na  ocasião, a abrigar apenas serviços gerais de postagem. O prédio, então, foi colocado para reforma.