segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Janelas e Portas de São Paulo


Não sei porque, mas eu tenho um fascínio especial por portas e janelas.

Caminhando, de ônibus, táxi, a janela da casa dos outros. Eu acho que na maior parte das vezes o que a gente vê do mundo está emoldurado por uma janela.

Já levantei de madrugada, só para ver o sol nascer de dentro do quarto de um hotel  no Chile. Do janelão inteiro de vidro, a vista  para o lago, uma cordilheira nevada no horizonte,

Outra sensação especial, é chegar a um hotel à noite e, assim que amanhecer, sair correndo, para ver o que aquela janela tem a dizer daquela cidade, ou de pessoas que passaram por ali.  por exemplo a torre de uma igreja que vi em Bruxelas ao amanhecer,  um lago tranquilo, uma praia chamando para entrar no mar.

Já  adormeci com a cabeça  apoiado no vidro do ônibus, trem, para engolir a paisagem que pairava ou passava, sem esforço pelo lado de fora.

Em  trens essa experiência de olhar através da janela, ou portas, é especialmente prazerosa, aconteceu novamente comigo,  atravessando o rio D'Ouro, na cidade do Porto em Portugal. Em cafés idem.

Muitas vezes a gente só repara que o lugar é lindo porque está sentado justamente fora dele, o que aconteceu eu  sentado nas escadarias da igreja do Bonfim em Salvador,  admirando o Pelourinho.

Para muitas pessoas o mundo fica mais maravilhoso ainda quando visto de outra janela : o visor ou a telinha da câmera fotográfica.

Aliás, nesse raciocínio, toda foto pode ser compreendida com uma porta ou janela.

Casa Marquesa de Santos

Museu Arte Sacra

Vista interna do  Museu Ate  Sacra

Vista interna  Correios e Telégrafos

Museu da Cidade de São Paulo

Hospital Santa Catarina