segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Igreja ortodoxa Antioquina da Anunciação à Nossa Senhora




Cercada por lojinhas de presentes, camelôs alvoroçados, vendedores com microfones em punho e buzinas de carros, a Igreja Ortodoxa da Anunciação de Nossa Senhora quase passa despercebida pelas pessoas que buscam o comércio intenso da Rua Basílio Jafet, a poucos metros da turbulenta rua 25 de março.

Mais antiga igreja Antioquina do País e possivelmente o primeiro templo de origem ortodoxa erguido em uma capital brasileira, a centenária igreja só se destaca das lojas vizinhas pela bela fachada, em formato de arco. E pelo letreiro esculpido em pedra, acima da entrada, mas quase encoberto pelas lonas das barracas.
A localização em um prédio comercial, no entanto, espanta os visitantes. Nem sempre foi assim. Inaugurada em 1905, a Igreja Ortodoxa da Anunciação de Nossa Senhora possuía uma arquitetura tradicional, com cúpula e até sino. O templo foi erguido com as doações dos imigrantes árabes que moravam na região, mas os responsáveis pela Igreja não queriam depender apenas dos recursos dos fiéis.
No final da década de 30, ela foi reformada com o objetivo de “recortar” a cúpula para que se pudesse erguer seis andares sobre o templo. O aluguel dos imóveis deu independência financeira à instituição. “Eles não sabiam se os filhos continuariam a sustentar a Igreja. E se tivessem que fechar as portas?”, questiona o padre Dimitrius Attarian, da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina, proprietária do prédio.