quarta-feira, 1 de março de 2017

Parque Estadual da Cantareira




O Parque Estadual da Cantareira é uma Unidade de Conservação  de Proteção Integral paulista que abrange parte da Serra da Cantareira.  A condição de Parque Estadual foi adotada em 1962 e regularizada pelo Decreto Estadual nº 41.626 de 1963. Porém, apenas em 1968 foi publicado o decreto que oficializou sua criação (nº 10.228/68). Na época, o nome foi definido como Parque Turístico da Cantareira. No ano de 1986 ele passou a se chamar Parque Estadual da Cantareira.

Em outubro do ano de 1994, a UNESCO  o declarou como parte da  Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.  Atualmente, é gerenciado pela Fundação para Conservação e a Produção Florestal  Estado de São Paulo  (ou Fundação Florestal) – fundação vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo, que foi criada com o intuito de conservar, ampliar e administrar florestas pertencentes ao estado de São Paulo.
O Parque está localizado na Zona Norte de São Paulo  e também abrange áreas dos municípios de Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.
Ele se divide entre os distritos de Tremembé e Mandaqui,   mas não existe nenhum documento que afirme com precisão a qual distrito, de fato, o parque pertença. O mesmo ocorre com o seu vizinho, o Horto Florestal de São Paulo,