quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Igrejas do centro velho de São Paulo - Santuário São Francisco

Fraternidade Franciscana
São Francisco

O Santuário e o Convento São Francisco estão localizados no Largo São Francisco, 133 - São Paulo

Santuário São Francisco de Assis - 1878






“Largo” significa qualquer área urbana mais espaçosa do que as ruas que intercepta. Um desses espaços no centro da capital, o Largo São Francisco, abriga alguns marcos da história paulistana e é considerado o principal conjunto de arquitetura barroca da cidade. Lá estão instaladas a Faculdade de Direito da USP, a Igreja São Francisco de Assis e a Igreja Chagas do Seráfico Pai São Francisco. O local também é tido como o marco zero de uma das mais importantes avenidas de São Paulo, a  av. Brigadeiro Luís Antônio.




A Igreja de Ordem Primeira, ou simplesmente Igreja São Francisco de Assis, começou a ser construída em 1642. Inaugurada em 1647, ela foi construída em taipa de pilão e suas paredes têm 1,5 metros de espessura.


Santuário São Francisco de Assis - 1878


Reformas no século XVIII dotaram características barrocas até que, em 1884, a fachada foi modificada e a entrada central foi aberta. Seu interior é simples, mas conta a história dos padres franciscanos em imagens, inclusive algumas portuguesas de grande valor como a de São Francisco, considerada a mais bela de um convento franciscano no país. Também é possível admirar pinturas da Virgem e de São Benedito.