sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Igrejas do centro velho de São Paulo - Mosteiro de São Bento




Mosteiro São Bento - 1920


Mosteiro de São Bento

Endereço
Largo de São Bento, s/nº - (Centro Velho) - São Paulo

        



Estilo dominante                   Neorromânico
Arquiteto                               Richard Berndl     
Início da construção             1920
Fim da construção                1922
Diocese                                   Arquidiocese de 
São Paulo



















O Mosteiro de São Bento é um local histórico e religioso localizado no Largo de São Bento, no Centro  da cidade de  São Paulo, no Brasil.  O local é um conjunto da Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento.  Sua estrutura atual começou a ser construída entre 1910 e 1912, a partir do projeto criado pelo arquiteto alemão  Richard Berndll,  mas o início da história do Mosteiro tem mais de 400 anos. Cerca de 45 monges vivem no Mosteiro, onde dedicam suas vidas à tradição do "ora e trabalha" (em  latim :  ora et labora). No caso dos monges paulistanos, acrescentou-se a tradição "e leia" (em latim :  et legere). Os religiosos estão sempre dispostos a receber hóspedes e visitantes, acolhendo os que vêm à procura de oração,  retiro, orientação espiritual ou confissão. A Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção (elevada a esta dignidade em 14 de junho de 1922) possui o  coro  para o ofício divino  em rito monástico rezado diariamente pelos monges e a missa  em rito romano, ambos com canto gregoriano.

Desde 2006, o titular do mosteiro é dom abade Mathias Tolentino Braga,  que, em maio de 2007, hospedou o papa Bento XVI  em sua primeira visita ao Brasil. 

O teatro secreto do Mosteiro :




Pouco conhecido, é seu teatro. Erguido em 1903, o espaço com capacidade para 280 lugares sempre teve uma programação controlada, de forma a não tirar a tranquilidade dos beneditinos da clausura vizinha. Apesar disso, abrigou momentos importantes da dramaturgia paulistana. Na década de 30, o poeta Oswald de Andrade declamava ali seus versos em concorridos saraus.
Anos mais tarde, atores como Raul Cortez, Sérgio Cardoso e Tarcísio Meira, iniciaram no local sua carreira nos palcos. Atualmente, ele recebe  eventos fechados e poucas peças, a maioria ligada a religião, como Theresinha.  



                           Aos domingos tem atividades como o brunch, preparados pelos monges.