quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Igrejas do centro velho de São Paulo - Páteo do Colégio















A Igreja do Beato Anchieta
Em 1556, o Pe.Afonso Brás finalizou a construção em taipa da primeira Igreja dos jesuítas em São Paulo, anexa às dependências do Colégio. Prejudicada por 13 anos de ausência forçada dos padres da Cia. de Jesus, que foram expulsos da vila, foi reconstruída e ampliada a partir de 1667, que teve como padroeiro o Senhor Bom Jesus.
Após nova expulsão, em 1759, a Igreja do Bom Jesus passou à tutela da Diocese de São Paulo, tendo ruído irremediavelmente em 1896, restando apenas a sua torre. Com a devolução do espaço aos jesuítas em 1979, foi construída nova igreja, dedicada à devoção do Beato José de Anchieta.
Igreja do Beato Anchieta
Pça. Pátio do Colégio, 84 - Centro - São Paulo, SP. CEP 01016-004 Fone: 3105-6899 r.115
 Museo

Em 1954, entre as comemorações do IV Centenário da Cidade, foi organizada a “Campanha de Gratidão aos Fundadores de São Paulo”, com a finalidade de recuperar o espaço jesuítico no Pateo do Collegio e devolve-lo à Cia. de Jesus. Desde a segunda expulsão, em 1759, embora tenham conseguido reassumir as funções de caráter religioso, os jesuítas não haviam recuperado o sítio onde fundaram, em 1554, o colégio que deu origem à cidade. O mesmo se deu com os objetos de culto, que constituíam um precioso acervo acumulado ao longo do tempo.
O retorno da Cia. de Jesus ao Pateo do Collegio só foi efetivado em 1979, ocasião em que foram inaugurados no sítio histórico o Museu e Capela Padre Anchieta.


Localizado dentro do Pateou do Colégio , o Museu Anchieta é composto por cerca de 700 objetos que integram as coleções, hoje expostas em seis salas e no espaço da cripta.




Histórico do monumento e do Troféu da Paz


A Associação Comercial de São Paulo e o Marco da Paz atravessam fronteiras pela união dos povos na construção da Cultura de Paz no mundo. O Marco da Paz é  um monumento idealizado por Gaetano Bracanti Luigi, nascido na Itália durante a segunda Guerra Mundial.
Em 2010,  comemoraram-se os 10 anos de um sonho de criança que virou realidade no mundo. O símbolo do Marco da Paz, criado em forma de um arco com pomba e o sino, marca presença nos cinco continentes.
Com a segunda Guerra Mundial, o mundo foi abalado pela dor e destruição. Naquele tempo, a presença da fome e do sofrimento geral em toda a Europa.