quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Igrejas do centro de São Paulo - Nossa Senhora do Carmo

Endereço:
Av. Rangel Pestana, 230 - São Paulo
 

 












Em 1580 a Ordem dos Carmelitas chegou ao Brasil com intuito de formar uma colônia e com a missão de fundar conventos em diversas regiões do país.
Em 1592, o frei Antônio de São Paulo Pinheiro fundou a Igreja do Carmo de São Paulo, sobre a várzea do Tamanduateí. Em 1696, edificou-se o Convento dos Carmelitas, distinguindo o edifício antigo do novo.
Em 1697, foi erguida ao lado da igreja conventual a Capela da Ordem Terceira do Carmo, que permanece no centro até os dias de hoje.
Em 1927, o escritório de Ramos de Azevedo projeta novas torres para o edifício, porém, em 1928 desapropriou e demoliu os prédios da Igreja e do convento para construção da Avenida Rangel Pestana.
No dia 1 de abril de 1934 foi inaugurada a Basílica de Nossa Senhora do Carmo de São Paulo, situada no bairro da Bela Vista (onde se encontra hoje), a qual foi projetada por Georg Przyrembel (1885-1956), arquiteto polonês filiado à arquitetura eclética, que soube aproveitar as obras sacras da antiga igreja do Carmo, como os dois altares (estão o altar-mor um sobre o outro) e os parapeitos dos janelões. As pinturas foram feitas por Tullio Mugnaini, as Vias Sacras por Carlos Oswald e os vitrais pela Casa Conrado com figuras de Santos carmelitas.



Patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso de São Paulo, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo estende as mãos para pedir ajuda para suas obras de restauro. Esta joia brasileira de rara beleza, listada entre as mais belas Igrejas do mundo, conta com as sua ajuda!

.