quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Igrejas do centro de São Paulo - Catedral da Sé



                                             Igrejas do centro de São Paulo - Catedral da Sé




Construído e instalado no ano de 1591, o primeiro projeto da Catedral da Sé foi feito em taipa de pilão, sistema rudimentar de construção de paredes e muros que consiste em comprimir a terra em formas de madeira no formato de uma grande caixa, onde o material a ser socado é disposto em camadas. O local escolhido para a "Velha Sé", como a igreja era chamada, foi definido pelo cacique Tibiriçá, primeiro índio a ser catequizado pelo padre José de Anchieta.
No ano de 1745, a chamada “Velha Sé” teve sua categoria elevada à catedral. Desta forma, tem início naquele ano um projeto de edificação da segunda matriz da Sé, que seria feita no mesmo local da anterior. Porém, foi somente no ano de 1913 que foi iniciada a construção da Catedral da Sé como é conhecida atualmente. Elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica, a catedral teve sua inauguração no dia 25 de janeiro de 1954, nas comemorações do Quarto Centenário da Cidade de São Paulo, sem ainda possuir suas duas torres principais.
A importância política e histórica da Catedral da Sé pode ser observada em diversos momentos. Mesmo na época da ditadura militar (1964-1984), o arcebispo D. Agnelo Rossi assume sua posição a dá início a uma fase religiosa onde a teologia da libertação,  baseada na opção preferencial pelos pobres, contra a pobreza, e pela sua libertação, fato que contrariava os interesses políticos vigentes na época.
Outra figura importante na história da Catedral da Sé foi o arcebispo D. Paulo Evaristo Arns, frade franciscano, sacerdote católico que se dedicou no combate à ditadura militar. O arcebispo denunciava torturas, crimes e cedia o espaço do templo para manifestos pelos desaparecidos políticos e pela anistia  internacional.




Em 1913, iniciou-se a construção da Catedral como é hoje, elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica. O templo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do 4º Centenário da Cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais.
A primeira versão da igreja foi instalada em 1591, quando o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde se encontraria o primeiro templo da cidade, construído em taipa de pilão (parede feita de barro e palha socados, estruturados em toras).

Em 1745, a "velha Sé", como era chamada, foi elevada à categoria de catedral. Por isso, neste mesmo ano, iniciou-se a edificação da segunda matriz da Sé, no mesmo local da anterior. Ao lado dela, em meados do século XIII, levantou-se a Igreja de São Pedro da Pedra. Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da catedral.
O monumento também teve a sua importância na vida política do País. Em tempos de despotismo militar, D. Agnelo Rossi (1964-1970) assumiu o arcebispado, inaugurando a fase da teologia da libertação e da opção preferencial pelos pobres. Desde 1970, sobressaiu-se a figura do cardeal arcebispo D. Paulo Evaristo Arns, que dedicou todo o seu tempo e o seu esforço ao combate à ditadura militar, denunciando os crimes, as torturas e cedendo a catedral para as manifestações políticas e ecumênicas pelos desaparecidos políticos e pela anistia.






Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, é a catedral da Arquidiocese, Brasil.  Localiza-se na Praça da Sé, na Zona Central,  do município de São Paulo.
Em 2013 o Arcebispo  Metropolitano da Arquidiocese era o cardeal Odilo Pedro Scherer.  A sua construção, em estilo neogótico, começou em 1913 e terminou quatro décadas mais tarde. A construção estava pronta para o 400º aniversário de fundação da cidade, em seguida, humilde de São Paulo pelo cacique Tibiriçá  e pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José Anchieta.

Apesar de ter uma ,cúpula de estilo renascentista  a Catedral Metropolitana de São Paulo é considerada como o quarto maior templo neogótica  do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, criada em  10 de agosto de 1591.


A catedral possui ainda uma cripta aberta à visitação, inaugurada em 1919. Com trinta câmaras mortuárias, mantém, até os dias atuais, os sarcófagos dos bispos e arcebispos, além de guardar os restos mortais do cacique Tibiriçá, o primeiro cidadão de Piratininga, e do padre Feijó, Regente do Império.




Bem à sua frente, o Marco Zero da cidade de São Paulo. O pequeno monumento de mármore em forma hexagonal, construído em 1934, traz um mapa das estradas que partem de São Paulo com destino a outros estados. Cada um de seus lados representa, simbolicamente, outra cidade ou estado brasileiro: o Paraná (araucária), Mato Grosso (vestimenta dos Bandeirantes), Santos (navio), Rio de Janeiro (Pão de Açúcar e suas bananeiras), Minas Gerais (materiais de mineração profunda) e Goiás (bateia, material de mineração de superfície).






 Esculturas na Praça da Sé





Sendo um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, a catedral da Sé, foi reaberta em 2002, após três anos de reformas e voltou a oferecer missas diárias. Além disso, agora há visitas monitoradas durante toda a semana