quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Primeiro Shopping do Brasil - Relógio de Água - Shopping Iguatemi



Quem circula pelo saguão principal do Shopping Iguatemi,  na Avenida Brigadeiro Faria Lima, depara com uma curiosa estrutura formada por tubos transparentes recheados de líquido verde em meio a um belo jardim com árvores e arranjos de flor. Com cerca de 8,5 metros de altura, 250 litros de fluido e 120 metros de vidro, o relógio de água está instalado por ali desde 1982 e se tornou uma atração do centro de compras, pioneiro no Brasil. Contém discos para contar os minutos e globos para marcar as horas. O mecanismo foi criado pelo físico e artista francês Bernard Gitton. Há peças semelhantes em cidades como Berlim, Osaka, Paris e Porto Alegre.





 Inaugurado em 1966, o Iguatemi foi o primeiro shopping do Brasil

Iguatemi São Paulo




Iguatemi São Paulo
LocalizaçãoAvenida Brigadeiro Faria Lima, 2232
São Paulo - SP.
Inauguração28 de novembro de 1966.




Av. Brigadeiro Faria Lima - 1966






O Iguatemi São Paulo é um shopping center  da cidade  de São Paulo,  capital,  do  estado brasileiro homonômico.  É administrado pela Iguatemi Empresa de Shopping Center S.A.
É considerado um dos mais badalados centros de compras do Brasil, tendo importância nacional, segundo a revista Exame.
Localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima   (antiga rua Iguatemi), na região dos Jardins,  foi inaugurado em novembro de  1966,  buscando inspiração num novo conceito de comércio que se estava iniciando no mundo. O Iguatemi paulistano é considerado, por seu site oficialpor alguns órgãos de imprensa , e pela  Associação Brasileira de Shopping Centers  como sendo o primeiro  shopping center do Brasil,  embora haja alguma controvérsia em relação ao Shopping do Méier.
O Iguatemi reúne o maior número de griffes nacionais e internacionais e é marcado pela sofisticação de seu interior.
Conta com oito cinemas, duas agências bancárias e 330 lojas, sendo quatro âncoras  (Pão  de Açúcar Especial,  C  E A, Lojas Americanas).