quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Candido Portinari no MASP





Candido Torquato Portinari Brodowski, 19 de dezembro de 1903 - Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962)  foi um artista plástico brasileiro.  Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café,  até gigantescos  murais,  como os painéis Guerra e Paz, presenteados  à sede da ONU em Nova Iorque  em 1956,  e que, em dezembro de  2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no  Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Portinari Misterioso



Entre as 8 000 obras do acervo do Masp, as dezoito telas de Candido Portinari estão entre as mais admiradas pelos visitantes.
A mostra Portinari Popular vai reuniu  quadros garimpados principalmente em coleções particulares.
Ou seja, muitos deles nunca foram expostos ao público. É o caso da tela  Cabeça de Mulato, feita em 1934.



Na época, o pintor nascido em Brodósqui,  no interior  de São Paulo, tinha 31 anos. Apesar de a obra estar entre as 5 300 do catálogo raisonné ( livro que busca reunir toda a produção de um artista), nunca se soube qual  qual era o  seu real paradeiro. Foi durante as pesquisas para a exposição que a equipe do museu conseguiu localizá-las na casa de um colecionador super protetor - que só aceitou emprestá-las em troca do anonimato completo. O achado também levou a mais uma descoberta. O homem retratado, é o mesmo de O Lavrador de Café, da seleção fixa do Masp, e Mestiço, que integra o acervo da Pinacoteca : o moldureiro carioca Nilton Rodrigues.