sexta-feira, 15 de julho de 2016

Fernando Costa - Parque Água Branca


Fernando Costa






 






Criado em 1929, o Parque Doutor Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca, é um espaço de 137 mil metros quadrados que abriga atrações para todas as idades. O Museu Geológico, por exemplo, tem exposições permanentes que são mantidas pelo Instituto Geológico. A Casa de Caboclo é uma réplica das residências da zona rural, onde o visitante pode experimentar a Cavaca, uma broa de milho assada na chapa do fogão a lenha.
Além dessas atrações, quem visita o parque pode conhecer as espécies mais importantes das bacias hidrográficas do estado no Aquário. O Relógio do Sol é outra atração interessante. Ele marca a passagem do tempo nos diversos países, por meio da observação da posição do sol. O público da terceira idade tem equipamentos de ginástica disponíveis para a prática de atividade física na Praça do Idoso.
O Parque possui ainda uma Arena, um Centro de Referencia em Educação Ambiental e outros espaços para exposições e feiras.

Quem foi Fernando Costa

Formado pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queirós, de Piracicaba, foi vereador (1912), prefeito de Pirassununga, deputado estadual (1919) e secretário da Agricultura (1927 — 1930), no governo Júli Prestes, tendo fundado o Instituto Biológico e o PARQUE DA ÁGUA BRANCA,  que leva seu nome, e realizou pesquisas de exploração de PETRÓLEO.
No governo de Getúlio Vargas foi MINISTRO DA AGRICULTURA, de 13 de novembro de 1937 a 3 de junho de 1941. Criou o   Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas e os Serviços de Informação Agrícola e Economia Rural,  Impulsionou a cultura do trigo no país, e foi quem dirigiu a descoberta do petróleo  no Brasil, em 21 de janeiro de 1939, em  Lobato (Salvador).

Em 27 de março de 1939 assinou uma portaria autorizando a matança de urubus, em razão da suspeita, jamais comprovada, de que tais aves eram responsáveis pela transmissão de epizootias.
Durante o Estado Novo foi interventor federal do estado de São Paulo, de 4 de junho de 1941 a 27 de outubro de 1945.
Logo após deixar o governo paulista, tenciona voltar, lançando-se candidato a governador pelo PSD. Morreu antes do pleito, em desastre automobilístico.