sábado, 16 de julho de 2016

Alguns Bairros da capital Paulistana

 
Confira a origem do nome de alguns bairros da capital de São Paulo.
 

 Aclimação :  foi inspirado no Jardim d'Acclimatation, de Paris


 
 Bixiga : Há três teorias para o nome. A primeira é que teria sido dado pejorativamente devido aos portadores de varíola (bexiga) que buscavam refúgio na região. Outros defendem que é uma homanagem a Antonio Bexiga, dono de uma estalagem no pedaço. A terceira hipótese sustentada que o nome teria vindo de um matadouro que vendia bexigas, localizado na Rua Santo Amaro e inaugurado em 1773.
 
 
 
Morro dos Ingleses : Em 1886, quando vários britânicos vieram trabalhar na São Paulo Railways, eles encontraram chácaras desabitadas no alto do Bixiga e conseguiram uma concessão da prefeitura para transformar uma das propriedades no São Paulo Country Club, em 1901. A presença dos estrangeiros acabou dando nome ao bairro.

 
Chora Menino : remonta à história de que havia por lá uma casa onde residia uma mulher sinistra. Ela era conhecida por jogar bebês abandonados em um vale para serem devorados por animais. O grito das crianças teria dado origem ao nome.




Penha : veio da construção da Igreja Nossa Senhora da penha, erguida em meados de 1660 por Mateus Nunes Siqueira.

 
 
 
Casa Verde : No século XIX, havia na região uma propriedade enorme, que pertencia a José Arouche de Toledo Rendon. O militar tinha sete irmãs solteiras, que ficaram conhecidas como"as meninas da casa verde".

 
 
 
Tatuapé : em 1560, uma expedição do bandeirante Brás Cubas chegou ao planalto e encontrou o ribeirão Tatu-apé. Ma língua indígena, o nome significa "caminho do tatu". Ao seguir o curso do rio até a foz, o grupo deparou com o Rio Grande ( o Tietê)  e se instalou no local.
 
 
 
 
 
Freguesia do Ó : Surgiu em 1580, quando o bandeirante Manoel Preto escolheu o lugar para construir a sede da sua fazenda. Devoto de Nossa Senhora da Esperança, construiu uma capela para a santa. Na novena dedicada a ela, são feitas sete antifonas que começam com o invocativo "Ó", razão pela qual a santa também ficou conhecida como Nossa Senhora do Ó.