segunda-feira, 20 de junho de 2016

Casarões Oficiais de São Paulo

 
Casarão Oficial
 
Dois prédios com arquitetura clássica são utilizados hoje como sede principal do Poder Executivo estadual e municipal. Um é o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, residência oficial do governador, a partir de 1965. Outro é o Edifício Matarazzo que, instalado desde 1930 no Viaduto do Chá, é o centro de comando da prefeitura. (  em 21/02/16  publiquei um artigo que falava somente sobre este edifício).
Há no entanto, outros casarões que tiveram a mesma função no passado. Um deles é o Palacete Elias Chaves, na Avenida Rio Branco, que começou a receber obras para sediar um museu dedicado à urbanização da capital.
 
 
Palacete Elias Chaves
 
 O Palácio dos Campos Elísios (antigo "Palacete Elias Chaves"), situado na Avenida Rio Branco, zona central de São Paulo, foi projetado pelo arquiteto alemão Matheus Hausler,  iniciado em 1890  e finalizado em  1899 para ser a residência do cafeicultor e político Elias Antônio Pacheco e Chaves.

Sua construção utilizou inovações tecnológicas trazidas da Europa  e a maioria dos materiais que o compõem foram importados: espelhos de Veneza,  maçanetas de porcelana de  Sévres,  terracotas da Itália,  fechaduras e dobradiças dos  Estados Unidos.




Detalhes da edificação.
O palacete foi denominado "Palácio dos Campos Elísios" em  1915, quando tornou-se a sede do Governo e a residência oficial do governador do   Estado de São Paulo,  Foi quando os gradis que circundavam o prédio deram lugar a muros altos, que escondem o prédio dos pedestres.
Em 1965 devido a incêndio ocorrido, tanto a sede do governo, como a residência do governador, transferiram-se para o Palácio dos Bandeirantes,  no Morumbi. Desde então o palacete passou por restaurações. A restauração da parte externa teve início em março de 2008 e foi concluída em 2010.
O palácio foi tombado no ano de 1977 pelo  Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico ( CONDEPHAAT).

 
 
 
Palácio das Indústrias
 
O Palácio das Indústrias é uma edificação histórica localizada no centro da cidade brasileira de São Paulo.
O palácio projetado por Domiziano Rossi com a colaboração de Ricardo Severo e Ramos de Azevedo , adota o estilo eclético, em uma herança da moda em vigor na Itália na virada do século . Sua arquitetura foi inspirada em duas imponentes construções da cidade italiana de Gênova: o Castelo Mackenzie, de quem toma inspiração na volumetria e a torre, e o Castello D'Albertis, que empresta seus passeios com colunatas e a tonalidade avermelhada de algumas de suas paredes.
Iniciado em 30 de maio de 1911 e inaugurado em 29 de abril de 1924, o Palácio das Indústrias foi concebido inicialmente como um espaço permanente de exposições agrícolas e industriais mas abrigou várias instituições, entre elas, desde o ano de sua inauguração, a Rádio Educadora Paulista , primeira estação paulista de rádio (atualmente Rádio Gazeta).
Em  1992, passou a ser a sede da prefeitura da cidade, até então localizada junto ao parque do Ibirapuera. Na ocasião dessa mudança, foi proposta a criação de um edifício anexo, a fim de expandir as instalações da prefeitura e ao mesmo tempo servir de pivô para uma revitalização na área do entorno do Parque Dom Pedro II. O projeto, assinado por Lina Bobardi,  jamais foi executado .
Abrigou a sede da prefeitura de São paulo até o ano de 2004, quando esta foi transferida para o Edifício Matarazzo,  Além disso, foi sede da Assembléia Legislativa de 1947 a 1968 e também da Secretaria de Segurança Pública.
Desde o dia 27 de março de 2009 0 edifício abriga o Museu Catavento, um museu dedicado às ciências.



                                                                       Solar Fábio Prado

Quem hoje anda pelas ruas de São Paulo não imagina a cidade sem o trânsito e os arranha-céus. Foi-se o tempo das ruas tranquilas e das imensas mansões, onde moravam as mais tradicionais famílias paulistanas. Mas um pouquinho desse período nostálgico pode ser conferido em A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado, exposição em cartaz no da Casa Brasileira– MCB que conta a história recente da capital paulista por meio dos registros dos moradores da residência que desde 1970 abriga o museu.
O casarão, que impulsionou o desenvolvimento de uma extensa área da cidade na primeira metade do século 20, abrigou a família de Fábio Prado, prefeito de São Paulo entre 1934 e 1938. Foi ele um dos principais responsáveis pela expansão da malha urbana na direção do rio Pinheiros, criando as avenidas Nove de Julho, Rebouças e Itororó (atual 23 de Maio), além do Viaduto do Chá e Martinho Prado e dos edifícios da Biblioteca Municipal e do Estádio do Pacaembu.