quarta-feira, 13 de abril de 2016

Painéis gigantes em laterais de prédios - Novos traços na paisagem


Quem passa pelo centro da cidade no  endereço citado pelo cantor Criolo, na música Freguês da Meia Noite ("Em pleno Largo do Arouche/ Em Frente ao Mercado das Flores/ Há um restaurante Francês") pode observar uma imagem estilizada do artista em uma fêniz gigante, no prédio de número 370, O grafite de 40 metros de altura e 17 de largura, que ficou pronto no fim de outubro/2015 após doze dias de trabalho, é assinado pelo paulistano Speto e pelo italiano Never 2502.Tornou-se um entre os onze painéis de mesmo porte que chegaram à paisagem da metrópole, somando-se aos oito já existente, e a outro em homenagem ao piloto Arton Senna, feita por Eduardo Kobra, na Rua da Consolação.
A tendência se espalha para além dos nossos limites

Speto : arte contra a "rotina maçante".


Em Guarulhos, na Grande São Paulo, um painel de 35 metros de azulejos de Athos Bulcão.

 
O propósito desses autores é transformar as laterais sem janelas de prédios ( as chamadas empenas cegas, em geral desgastadas) em suporte para a arte de rua. Em outubro, o festival O.Obra, o maior evento do pais dedicado à modalidade, inaugurou nove desses trabalhos. Cada um dos dezoito participantes do projeto precisou de cerca de 300 litros de tinta, uma plataforma elevatória e quase duas semanas para completar a missão.
Com trabalhos de porte em locais, como Berlim, na Alemanha, Paulo Cesar Silva, o Speto nunca havia feito algo do tipo em São Paulo.

"Queremos ajudar as pessoas a suportar  a rotina maçante da cidade", filosofa.
Conseguir autorização junto à prefeitura é fichinha perto das outras etapas para a realização dos murais. Primeiro, é necessário obter o aval do moradores do edifício. Isso por vezes significa participar de reuniões de condomínio e ter intermináveis conversas com síndicos e moradores relutantes.
Marina Bortoluzzi, criadora do O.OBRA, bateu á porta de quarenta endereços para chegar às nove empenas finais.
Demoramos seis meses nesse processo! conta.



Trabalho do argentino Tec no Minhocão.



Dupla de paredões no centro : cada obra demora cerca de duas semanas para ficar pronta



Para Binho Ribeiro, que pintou uma carpa colorida em um prédio próximo ao Viaduro Santa Ifigênia, a disseminação dos paredões é um reflexo tardio da Lei Cidade Limpa, de 2007. Graças a ela, os muralista não concorrem mais com peças de publicações que costumavampreencher os espaços.
"Esses telões estão dando novo status ao grafite", afirma. De quebra, também ajudam a olorir um pouco o conza da metrópole.

Pintura na Avenida Prestes Maia : estilos diversos



Prédio da Rua da Consolação com a Av. Paulista grafite gigante de Airton Senna.

Mural gigante celebra Oscar Niemeyer na Av.  Paulista