terça-feira, 1 de março de 2016

Museu da Lingua Portuguesa ( antes e depois do incêndio)

Na Revista do Historiador - edição 171, Museu da Língua  apresentou uma reportagem sobre "o encontro com a língua, história e literatura, guiado por vozes famosas e recursos audiovisuais de ponta".

Este foi o cenário proporcionado  pelo Museu da Língua Portuguesa a seus visitantes. Foi encantamento do começo ao fim, mesmo para quem não é tão afinado com as regras de português.
Localizado no coração de São Paulo, na Estação da Luz, o museu, concebido e implantado pela Fundação Roberto Marinho - FRM, foi inaugurado em 2006, em uma suntuosa construção - um patrimônio histórico do século XIX. O seu interior reservava três andares de muitas interatividades e um moderno acervo, que permitia o conhecimento profundo do nosso idioma que é a sexta língua mais falada no mundo.

Com grande tristeza, o incêdio, que destrui os espaços reservados à preservação da língua, ocorrido em dezembro/2015, destruindo a ala leste, no primeiro andar, às expsosições temporárias, foi uma perda irreparável.

Este monumento, foi e será um dos locais que mais amo em São Paulo, curtindo-o em diversas exposições, fazendo parte de calendários, catálogos que fotografei.

Infelizmente, o que é ruim, também registramos, as ultimas imagens do incêndio.


Antes do incêndio ocorrido em dez/2015