quinta-feira, 3 de março de 2016

Edifício Itália - completa meio século no centro

Erguido por associação de imigrantes europeus, o Edifício Itália completa meio século no centro.

Marco arquitetônico da capital, encravado na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís, o Edifício Itália ganhou um jantar de gala dia 07/02/2016 para celebrar seu quinquagésimo aniversario.

A história do prédio remonta 1911, com a fundação do Circolo Italiano San Paolo, que funcionou na Rua São Bento e na Praça da Sé em seus primeiros anos. Em 1923 e 1925, os sócios adquiriam dois terrenos na então Rua São Luís, vizinha ao Colégio Caetano de Campos. Ali, em um palacete reformado, abriram a nova sede.
A II Guerra Mundial forçou a entidade a suspender suas atividades em 1942 - Brasil e Itália estavam em lados diferentes do conflito - e o governo federal requisitou o imóvel, ocupando-o com a Legião Brasileira de Assistência. O Circolo voltaria ao espaço apenas em 1950, após a assinatura do tratado de paz entre os dois países. A construção do imponente espigão começaria seis anos depois, com sua inauguração, em 9 de novembro de 1965.

Na Copa do Mundo de 1970, a Embratel que mantinha escritórios no local, instalou ali alguns dos primeiros televisores em cores do país para transmitir as partidas no México para centenas de  convidados.

O Edifício tem 45 andares e 50 000 metros quadrados de área. Em seu topo está instalado o famoso restaurante Terraço Itália, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade, e o espaço é ornado pela escultura II Cavalo Rampante, feita pelo artista Péricles Fazzini e doada pelo governo italiano.


- Palacete que ocupava o terreno : sede do Circolo Italiano

Ambiente interno e mesas do restaurante Terraço Itália após sua inauguração



terraço Italia  - celebração do seu quinquagésimo aniversário - 2016

O edifício é ornado pela escultura II Cavalo Rampante ( abaixo das bandeiras )