terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Mondrian e o movimento holandês De Stijl

Centro Cultural do Banco do Brasil mostra dedicada a Mondrian e ao movimento holandês DE Stjil

Centro  Cultural Banco do Brasil
Rua Alvares Penteado, 112 - centro - Sao Paulo












As inconfundíveis telas de linhas verticais e horizontais que formam quadrados e retângulos pintados nas cores primárias amarelo, azul e vermelho chegam à cidade de São Paulo para uma grande exposição do seu autor, Piet Mondrian ( 1872-1944). A mostra reúne  trinta obras do holandês. Algumas delas são paisagens e naturezas-mortas quase desconhecidas, nas quais se vê sua inspiração no pontilhismo e no impressionismo. Das primeiras experiências até a arte que o tornou conhecido no mundo todo, passaram-se quase trinta anos. Também estão estão expostas outras quarenta peças de artistas que participavam do movimento encabeçado por Mondrian, institulado De Stjil.
Surgido em 1917, na Holanda, o grupo frequentado também por Theo van Doesburg e pelo húngaro Vilmos Huszár desenvolveu um estética que refletia o desejo da paz - eles viviam o auge da I Guerra Mundial e da revolução Russa.
A pintura disciplinada ressaltava o equilíbrio e a harmoni, deixava de lado as formas maleáveis da natureza e chegava perto da racionalidade da arquitetura.








As cadeiras de Rietveld

De início, Rietiveld criou sua legendária Cadeira Vermelho Azul em 1918, sem a chocante combinação de cores.
A versão Colorida existiu em 1932 em diante.