quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

MASP - a retomada

O Museu reinaugurou dia 11/01/2106 os cavaletes de vidro concebidos pela arquiteta Lina Bo Bardi, um marco da nova gestão, que quitou 9 milhões de reais em dívidas e renegociou outros 61 milhões no esforço de melhorar sua relevância histórica.


 
 
Para crirar o poderoso acervo do Museu de Arte de São Paulo, em 1947, o empresário Assis Chateaubriand envolveu endinheirados paulistanos em uma chantagem descarada : promovia em seus jornais campanhas difamatórias contra figurões até que liberassem dinheiro para a aquisição de pinturas assinadas por Van Gogh, Renoir, Monet, Rembrandt e outros mitos.
Um marco importante dessa nova fase aconteceu dia 11 de janeiro de 2016., com o retorno dos cavaletes de vidro ao 2 andar, fechado  desde junho/15 para a reforma que guarda as principais jóias da coleção.
Concebido por Lina Bo Bardi, esses suportes transparentes, que se tornoram icônicos, ganharam destaques internacional em 1968, quando o Masp inaugurou sua terceira e atual sede, desenhada pela arquiteta, na Avenida Paulista. São placas de vidros encaixadas em pequenos blocos de concreto.Presas à transparência, as telas parecem flutuar mo ambiente, um prato cheio para visitantes que gostam de posar junto das obras e compartilhar o resultado em suas redes sociais.
 
 
RAFAEL - Ressureição de Cristo (1499-1501)


Sandro BOTTICELLI - Florença, Itália (1445-1510 )  - Virgem com o Menino


 
REMBRANT  Van Rijn : retrato de jovem com corrente de ouro (óleo sobre madeira 1635)
 
 

 
 Pierre Auguste RENOIR - Rosa e Azul - As Meninas - 1881

A  proibição de fotografar a mostra permanente, vigente durante anos, foi derrubada. Saíram de cena também as marcas no chão que definiam a distância entre o público e o quadro - é possível aproximar-se por todos os lados.
No verso das telas, vê-se o fundo original das molduras, muitas vezes com selos de exposições nas quais estiveram durante ao longo de sua história. "A idéia é que o espectador escolha um caminho pelas obras e crie sua própria narrativa", afirma Adriano Pedrosa, o atual diretor artístico. Em 1996, quando o museu estava sob o comando do arquiteto Júlio Neves, os cavaletes foram extintos e deram lugar a paredes convencionais, agora derrubadas.

O MASP Cartão-postal inaugurado em 1968 : a principal coleção de arte européia do mundo fora da Europa e dos Estados Unidos.

Publicado Veja São Paulo de 09/12/2015
Daniel Bergamasco e Julia Flamingo
fotos de Manoel de Brito