domingo, 19 de abril de 2015

Obelisco do Parque do Ibirapuera volta a receber visitantes

Depois de 12 anos fechado, monumento é reinaugurado.

Av. Pedro Álvares Cabral, 1 - portões  3 e 10 - Parque Ibirapuera


Quem frequenta o parque Ibirapuera tem agora mais uma opção de lazer. O Obelisco que homenageia a Revolução Constitucionalista de 1932 - e que estava fechado desde 2002 por conta de infiltrações - foi restaurado e entregue á população.
O espaço de exatos 1.932 metros quadrados começou a ser reformado em julho de 2013, e, após obras de impermeabilização, acústica e acessibilidade ( com 11,4 milhões investidos), agora volta a receber o público da cidade.

Em sua cripta, é possível conferir a obra "Herói Jacente", um sarcófago que lacra os restos mortais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC) e também do agricultor Paulo Virgínio, o Herói de Cunha.

O local abriga ainda, o túmulo do poeta Guilherme de Almeida, três altares, intitulados Nascimento,
Morte e Ressurreição de Cristo, e columbários -  conjuntos de urnas que guardam adam cinzas de ex-combatentes. Na reforma, foram  criados  novos columbários para abrigar,  caso necessário, restos mortais de mais soldados.

Na visita, não se esqueça dos altos relevos que compõem a estrutura do obelisco, no lado de fora. Eles retratam a revolução e são intercalados por versos de Guilherme de Almeida.