segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Lina Bo Bardi

Exposição

Casa de Vidro
Rua general Almério de Moura 200

Marco Arquitetônico atrativo desta exposição é a oportunidade de conhecer a bela Casa de Vidro, onde o casal Pietro e Lina Bo Bardi viveu por 41 anos.

 
 
Antes de projetar alguns dos prédios mais famosos de São Paulo, entre eles o Masp e o Sesc Pompéia, a arquiteta Lina Bo Bardi ( 1914-1992 ) foi responsável por introduzir linhas modernas nos móveis das casas paulistanas. Ao lado do conterrâneo Giancarlo Palanti, fundou em 1948 o Studio Palma, que durou três anos e de onde sairam poltronas, escrivaninhas e cadeiras com elementos bem brasileiros, como redes indígenas e couro nordestino.
Lina Bo Bardi Designer : o Mobiliário dos Tempos Pioneiros reúne alguns desses objetos sobreviventes das pequenas edições que não chegavam a duas dezenas de unidades produzidas.
Na mosta estão os móveis desenhados para a Casa de Vidro, além de baús e armários antigos trazidos da Europa, fotografias e projetos.
Entre as peças, há o protótico da Cadeira Bowl ( 1951 ), sua criação mais famosa, inspirada nas tigelas utilizadas por caiçaras. O primeiro estudo foi feito de vime, até que se chegou ao modelo final, com estofado e estrutura de alumínio.
 

 
 



 

 
Coleção de bengalas de Pietro.

 
  IDEALIZADA POR LINA BO BARDI, A CASA DE VIDRO FOI CONSTRUÍDA EM 1950 E TOMBADA PELA CONDEPHAT EM 1992.
NELA VIVEU E TRABALHOU O CASAL LINA E PETRO . ( ali,  na entrada da casa está a placa de mármore,onde foram depositadas as  as cinzas do casal).