quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A evolução da propaganda da cidade de São Paulo

Uma história de promoções


É preciso acompanhar as mudanças. Elas chegam hoje pela rapidez e mobilidade da internet e do celular, diz Nizan Guanaes sócio-fundador do Grupo ABC, dono de agências como África, DM9 e Loducca.

No Brasil, a propaganda surgiu no Rio, com a mudança da família real para cá, em 1808. Logo depois, chegou a São Paulo. Começou com os classificados. Em seguida, os anúncios ganharam ilustrações e, com o tempo, aprimoraram-se  por meio de elaborados desenhos coloridos, cujo objetivo era chamar atenção para as pechinchas.
A publicidade representa os hábitos de consumo de uma época e ajuda a formar o retrato de um período, afirma Geraldo Alonso Filho, diretor do Instituto Cultural da Esola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Confira abaixo, a evolução das peças do fim do século XIX até os anos 50.

Os anúncios inicialmente sofreram a influência da cultura européia, tiveram depois um apelo nacionalista, até atingir o estilo  americano.