sábado, 18 de outubro de 2014

Biblioteca Mário de Andrade

Uma Jóia de 88 anos

Bibioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação - São Paulo


 
O prédio já na fase da Consolação, nos anos 50

 
2014
 



                           Detalhes do seu interior : a sede original era na vizinha Rua Sete de Abril.


Com cerca de 4 milhões de livros, a Bibioteca Mário de Andrade terá parte de seu acervo restaurada a um custo de 400 000 reais.

Um dos patrimônios culturais da cidade, a Bibioteca Mário de Andrade está sofrendo uma infestação por fungos, Causado por umidade excessiva - alguns espaços estariam com 60%, quando recomendado é 45 % - o problema afeta 18 000 dos seus quase 4 milhões de livros. "Especialistas da Escola Politécnica da USP estão analisando o sistema de climatização para que ele opere nos parâmetros corretos", diz o diretor Luiz Bagolin, que assumiu o cargo em julho. O trabalho de restauro deve durar até um ano e consumirá 400 000 reais.

Fundada em 1925 na Rua Sete de Abril, no centro, com obras da Câmara Municipal , trata-se da segunda maior bibioteca do país, atrás apenas da nacional do Rio de Janeiro. O edifício onde está desde 1942, na Rua da Consolação, foi projetada pelo francês Jacques Pilon e é considerado um marco da arquitetura art déco. Seu nome só foi adotado em 1960. O prédio passou por uma reforma entre 2007 e 2010 que envolveu a adaptação dos móveis, além da higienização e reorganização do acervo.