sábado, 12 de abril de 2014

Olhar Paulista nos SEMÁFOROS da Capital

A sinalização de trânsito na cidade de São Paulo nunca foi tão respeitada como agora. O momento de ansiedade para a abertura da sinalização para pedestres deu lugar aos sentimentos de curiosidade e admiração. Quem imaginaria ver, no lugar  da silhueta de um pedestre o rosto do saudoso Adoniran Barbosa, eternizado por canções-símbolo de São paulo, como Trem das Onze e saudosa Maloca; ou o Monumento às Bandeiras, cartão postal do Parque Ibirapuera, que representa bandeirantes de diversas etnias no esforço para desbravar o país ?
Mais do que homenagear os personagens retratados nos pictogramas espalhados pelos semáfaros  da cidade, a iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Prefeitura de São Paulo, visa valorizar os pontos turísticos da capital paulista.

HOMENAGEM - Iniciado em junho de 2013, hoje o projeto está presente em várias partes da cidade. São cerca de 20 focos semafóricos  estilizados, com a perspectiva de ampliação até o fim  de 2014.
Até mesmo os frequentadores da movimentada avenida Paulista se rendem à surpresa de ver estampado no semáfaro em frente ao Museu de Arte Moderna - MASP, detentotor da mais abrangente coleção de arte européia da América Latina.

Outro importante símbolo da cidade, o Theatro Municipal  também figura nos faróis de seu  entorno. A imagem do teatro pode ser vista nos cruzamentos da praça Ramos de Azevedo com a  rua Conselheiro Crispiniano e no viaduto  do Chá com a rua Xavier de Toledo. Ainda na região central, a Catedral da Sé está presente em pelo menos quatro pontos de travessia, como um verdadeiro convite à emblemáticos edifícios de São Paulo, o Edifício Copan também aparece em um dos faróis da região, como no da avenida Ipiranga com as ruas Araújo e Epitácio Pessoa.

Palco de grandes clássicos, o Estádio do Pacambú também é homenageado no projeto. Prestes a completar 74 anos, o Marechal da Vitória, Paulo Machado de Carvalho, figura no semáfaro de sua localização, no cruzamento da avenida Pacaembú com a praça Charles Miller.

Em breve, a Pinacoteca, o Museu do Ipiranga e a Estação Júlio Prestes entrarão no circuito de semáfaros estilizados. Além desses, outros pontos estão sendo estudados pela CET para receber os símbolos da cidade.

Texto publicado na Revista do Historiador - edição 171

Fotos de Manoel de Brito






                                                                        Catedral da Sé

 
                                                 Semáfaro em frente a Caixa Econômica              
 
 

                                                           Museu de Arte Moderna - MASP
 

 
                                                            Semáfaro em frente ao MASP