quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Tomie Ohtake

Instituo Tomie Ohtake
Rua Coropés, 88  - até 9 de março.


Ao completar cem anos, a artista  plástica japonesa e naturalizada brasileira TOMIE OHTAKE mostra muita disposição para continuar suas criações.

A artista japonesa que completou  cem anos em novembro/2013, tem a trajetória explorada em uma retrospectiva com sessenta trabalhos realizados  de 1953 a 2013. As duas obras mais antigas chamam atenção por revelar influências do pós-impressionismo de Cézanne. Ainda na década de 1950, a abstração lírica ganha espaço na produção Enquanto  os concretistas  não abrem mão  da rigidez geométrica, Tomie prefere distorcê-la através das forças gestual, alcançando resultados cada vez mais criativos e subjetivos.

A dama das artes plásticas brasileira - como é conhecida - é uma das principais representantes do abstracionismo com obras, esculturas e gravuras.

O início da carreira foi em 1952, com pintura. Mas seu nome está fortemente associado às enormes esculturas tridimencionais, dispostas em espaços públicos. Dentre as que se tornaram marco, estão a escultura de concreto da Av. 23 de  Maio, na capital paulista e  no  Emissário de Santos.

Para homenagear a pluraridade da artista, fotos de suas obras.


                                                               Instituo Tomie Ohtake



 
Tomie em 1950

 
escultura Av. 23 de Maio - São Paulo


                                                                  pintura em óleo


                                                             Emissário Santos