quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pinacoteca do Estado de São Paulo - Arte no Brasil

Estação da Luz



A Pinacoteca  do Estado é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX à contemporaneidade.
Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalado no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo.



No final da década de 1990, o prédio sofreu uma ampla reforma, com projetos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 26 obras do então Museu do estado - hoje Museu Paulista da Universidade de São Paulo - de importantes artistas que atuaram na cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antonio Parreiras e Oscar Pereira da Silva.
O museu atravessou seu primeiro século de atividades acumulando realizações e construiu um acervo significativo, que conta atualmente com cerca de nove mil obras. Gradativamente assumiu-se como um museu de arte contemporânea, comprometido com a produção de seu tempo e destacada presença no cenário artístico do país.

A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes por ano. O primeiro andar destina-se a exposições temporárias e o segundo à mostra de longa duração do acervo.
É no segundo andar que está instalada a Galeria Tátil, de Esculturas Brasileiras, com 12 obras que compõe a exposição.





 
 
 


 
               Almeida Júnior - 1850 

                                                      Alessandro Cicarelli, 1811



 Lasar Segall

Di Cavalcanti