terça-feira, 14 de janeiro de 2014

aniversário de São Paulo - Vila Pompéia

Por volta de 1910 surgia um novo  loteamento dividindo  as chácaras em um bairro.
O empreendedor Rodolpho Miranda, dono da Companhia Urbana e Predial, resolveu homenagear sua esposa Aretusa Pompéia, batizando o novo bairro com o nome de VILA POMPÉIA.

Rápidamente imigrantes atraídos pelas centenas de indústrias que apareciam na região adquiriram lotes para fixar residência.Italianos, portugueses, espanhóis e húngaros trabalhavam como operários nas fábricas. A região teve grande crescimento com a chegada dos padres Camilianos.

A paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi criada em 1939. A igreja começara a ser construída dez anos antes, a partir de pequena capela no ponto mais alto da Vila.




                                                       Paróquia Nossa Senhora do Rosário



Uma nova avenida surge em 25/02/1945, cortando os bairros do Sumaré e Perdizes, recebendo o nome de Avenida Pompéia.

 
 
   
Avenida Pompéia década de 1950.
 
Na década de 1960 e começo de 1970, o bairro foi onde surgiram bandas importantes no cenário brasileiro, como o Tutti Frutti, os Mutantes e Made In Brasil.
Apresenta um complexo cultural, o Sesc Pompéia, antiga fábrica da Ibesa - Indústria Nacional de Embalagens, que fabricava carcaça de geladeiras a querosene Gelomatic.
O Sesc Pompéia fundado e inaugurado a primeira etapa em 1982.


 
Fábrica Sesc Pompéia em 1982
 


 
Rua Clélia, 1982 quando foi inaugurado primeira fase do Sesc
 
 
 
Sesc Pompéia - 2014
 
O bairro é portador de teatros, quadras esportivas, além do Bourbon Shopping Pompéia, onde encontra-se o Teatro Bradesco.
 
Em janeiro/2014, o monumento do Conde Francesco Matarazzo, foi transferido da  praça Souza Aranha para a nova praça, no início da Av. Pompéia com a Av. Francesco Matarazzo.
As indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo foram o maior complexo industrial da América Latina, tendo como seu fundador o imigrante italiano Francesco Matarazzo.

 
Em primeiro plano, o monumento à Francesco Matarazzo, e atrás, o Bourbon Shopping São Paulo, é um centro comercial pertence ao grupo gaúcho Zaffari e ocupa o mesmo local do antigo Shopping Center Matarazzo, que foi arrematado pelo atual grupo em 1997.
Até maio de 2009, o shopping se chamava "Bourbon Shopping Pompéia", mas a nomenclatura foi mudada para evitar confusão com as unidades Bourbon Shopping do Rio Grande do Sul.
O shopping foi inaugurado no dia 28 de março de 2008.
 


 
 
Praça Francesco Matarazzo inaugurada em  11/01/2014
 
 
 
 
O Hospital São Camilo foi a primeira unidade da rede a ser fundada em 1928.
 
Em 1931, foi fundada por Giovanni  Rabioglio a primeira fábrica de baterias do Brasil, a Saturnia Acumularores Elétricos, no bairro da Pompéia, onde iniciou-se a produção das baterias Heliar e Saturno, além de baterias industriais existentes na época.
Localizada à Rua Ministro Ferreira Alves, 902/920, a empresa ocupava um quarteirão inteiro.
 
 
Saturnia Acumularores Elétricos  - 1931
 
A antiga fábrica começou a ser demolida meados do  século  XX.
 
Hoje no local temos 3 edifícios, denominado "Condomínio Villa Bella", lançado em 1993, pela Encol, a mior empresa brasileira da construção civil na época.
 
 
Fica aqui registrado, um pouco da história deste bairro, que  homenageia a cidade de São Paulo, na comemoração dos seus  460 anos !