segunda-feira, 30 de setembro de 2013

William Kentridge

A Pinacoteca aborda em retrospectiva, vários aspectos da criativa produção do sul-africano Willian Kentridge

Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz 2 - até 17 de novembro de 2013.


Ninguém pode dizer que o sul-africano William Kentridge, de 58 anos se acomoda em um estilo único e repetitivo. A enorme e excelente retrospectiva Fortuna, em cartaz na Pinacoteca depois de passar pelo Instituto Moreira Salles ( Rio de Janeiro ) e pela Fundação Iberê Camargo ( Porto Alegre ), explora as muitas vertentes da produção de um artista irriquieto. São 184 gravuras, 38 desenhos, 27 vídeos e dez esculturas, realizadas de 1889 a 2012. Vale a pena dedicar um bom tempo às animações elaboradas em processo  artesanal, quadro a quadro bem humoradas e, às vezes, comoventes.
Os esboços em carvão e pastel reunidos pela curadora Lilian Tone ajudam a entender a criação dos filminhos. Há também intervenções feitas em enciclopédias, dicionários e, especialmente para o público brasileiro, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, o clássico romance de Machado de Assis. A principal surpresa da mostra, no entanto, está no octógono do museu.
Ali fica a instalação  A Recusa do Tempo, inspirada em teorias sobre buracos negros e relatividade, cujas projeções nas paredes resultam em experiências sensoriais para os espectadores.

Jonas Lopes