quarta-feira, 1 de maio de 2013

Memorial da Resistência de São Paulo

Memorial da resistência de São Paulo

Largo General Osório, 66 - Luz - São Paulo - SP
visitas de terça-feira a domingo

Este é um lugar dedicado à preservação da memória da resistência e da repressão por meio da musealização de parte do antigo edifício-sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo - Deops/SP.

Saído das pranchetas do escritório de Ramos de Azevedo, o prédio foi inaugurado em 1914 para funcionamento da administração e depósito da Estrada de ferro Sorocabana. Reformado para abrigar o Deops/SP em 1939, acabou totalmente ocupado pelo orgão a partir de 1940.

Com a extinção do Deops/SP em 1983, o edifício passou a sediar a Delegacia da Defesa  do Consumidor - Decon - até 1997, quando é transferido para a Secretaria de Estado da Cultura. Em 1999, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São paulo - Condephaat - devido à sua importância histórica e arquitetônica. Várias foram as propostas visando novos usos do espaço que, desde 2004, é ocupado pela Estação Pinacoteca.

Depois de reiterados abandonos e de sucessivas identificações para novos usos, parte deste edifício abraça um novo destino ao sediar este Memorial. A partir das memórias daqueles que resistiram, foi possível desvelar uma nova vocação para este espaço e prepará-lo para que as novas geraçõs encontrem aqui, não só as informações sobre as atrocidades da repressão, mas , sobretudo, as inspirações para a valorização da solidariedade, dos princípios democráticos e do respeito à diferença.

Evidenciando mecanismos de controle e abusos da repressão do Estado republicano  brasileiro e resgatando múltiplas manifestações dos diferentes segmentos da população, este Memorial busca promover a concientização sobre os direitos humanos e colaborar para a formação da cidadania, pois apesar da indignação que estes fatos ainda proporcionam, é preciso preservar essas memórias e extrair delas lições de vida que permitam a adequada compreensão do nosso tempo.

O Memorial da Resistencia de São Paulo propõe-se, acima de tudo ser um tributo a todos os que, imbuídos do ideal da justiça e democracia, lutaram e lutam  contra a opressão.

 
Memorial da Resistência  de São Paulo
 
 
 


 
 
 
Carceragem :este espaço oferece possibilidade de aprofundamento temático, por meio da consulta a bancos de dados referenciais. Neste espaço, entre vestígios da memória, encontram-se objetos e documentos provenientes de dossiês e prontuários produzidos pelo Deops/SP.

 
Metalúgicos PARE - estamos em greve - Não entre na Fábrica : panfleto impresso pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, São Paulo, 1979 - Dossiê 50-B-58 (24).