segunda-feira, 6 de maio de 2013

Agência Central dos Correios e Telégrafos

Edifício da Agência  Central dos Correiros e  Telégrafos

Vale do Anhangabaú  - São Paulo



O Edifício do Correio Central de São Paulo, um dos poucos edifícios de porte que restam  como testemunho da fase de transformação da cidade no início do século, tem ao longo dos seus setenta e quatro anos de existência, se constituído em marco referencial para a vida  paulistana.
Ainda hoje em que as transformações sofridas pelo centro da cidade no correr do século confere feição característica a paisagem do Vale do Anhangabaú.

Construído pelo escritório de Ramos de Azevedo, o projeto teve como autor Domiziano Rossi, arquiteto italiano radicado em São Paulo e foi  emprendido como parte das comemorações do centenário da independência. O ecletismo de sua arquitetura, o seu porte e o fato de abrigar um dos mais importantes e difundidos serviços em infraestrutura fizeram com que a imagem do edifício se incorporasse à cultura da cidade e à vida de seus habitantes.

Por essse motivo, o edifício é protegido pela Lei de Zoneamento da cidade.
As fachadas externas do edificio encontram-se em bom estado de conservação, constituindo o único elemento integro da construção original, pois seu interior encontra-se totalmente modificado.

Uma das intenções do projeto de reciclagem é conservar as características relevantes do edifício no que tange a sua importância para a história da cidade e da arquitetura. Todavia esta intenção deve ser conciliada com outra igualmente importante qual seja a ampliação do  uso igualmente importante qual seja a ampliação do  uso como forma de revalorização do prédio e como contribuição para o processo de revitalização da cidade.