quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cultura no Prato : Itália - 25-04-2013

Itália no Prato

Sesc Bom Retiro - 25/04/2013


A cozinha italiana  está entre as cozinhas mais famosas do mundo, incluindo uma variedade incrível de pratos diferentes e receitas.

Ela não significa apenas espaguete e pizza, sendo muito mais profundas as raízes da sua arte  culinária, seus pratos regionais vêm de reais circunstância históricas.

Desde o nascimento do molho bechamel, que os vizinhos franceses ainda disputam com a Itália a sua cidadania , passando pela origem do panetone, uma receita tipicamente milanesa, criada pelo padeiro chamado Toni, que deu seu nome a ele (pan del Toni) ou ainda a nacionalidade incerta das massas, que não teriam sido inventadas na Itália, mas teriam sido introduzidas na cozinha pelo famoso explorador Marco Polo, quando voltou de sua viagem à China, em 1291.

As origens do clássico Tiramisu, são muito incertas também. Em italiano, tirami su, de tirare + mi + su : "puxa-me para cima", assim chamado por ser muito energético. Tanto a Toscana, como o Piemonte e o Veneto teriam "inventado" esta iguaria. Muitas são as lendas associadas a esta sobremesa  as  quais  foram atribuídas qualidades afrodisíacas.
 A versão oficial coloca a criação de Tiramisu no século XVII  em Siena, quando alguns dos confeiteiros, antecipando a chegada do grão-duque da Toscana, Cosimo Médici, na cidade, decidiram fazer um bolo para comemorar a sua grandeza. Ele levou  a receita em Florença tornando o Tiramisu conhecido em toda a Itália.

Para realizar o projeto "Itália no Prato", o aclamado Cheg Rodolfo de Santis, nascido na cidade de Gallipoli na região da Puglia, no sul da Itália;
Hoje ele é o Chef do Restaurante Domenico no Jardim Paulista, cuja fama tem se espalhado como o aroma de uma boa "pasta" no circuito gastronômico.



                                                                  Itália no prato


 
entrada : Arancini Siciliano

 
prato principal : Ravioli de abóbora e Ragu de Cordeiro




sobremesa : Tiramisu








Chef  Rodolfo de Santis e Manoel de Brito