quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Esportes na cidade de São Paulo

Esportes na cidade de São Paulo

Sesc Vila Mariana -



Minhocão :

No final dos anos 60, um elevado de mais de 3 kms - o "Minhocão" - fez com que milhares de automóveis circulassem rente as janelas de inúmeros edifícios, alterando a forma cruel da região aos domingos. Tal espaço fecha ao trânsito e se abre a sociedade ao encontro ao futebol de rua, as caminhadas, as bicicletas, aos patins e patinetes. Enquanto logo abaixo, carros de movem, entre moradores de rua.



Velas : tarde de  sábado, na represa Guarapiranga, crianças, jovens se reúnem para a prática de velas.




Boxe : Cora Garrido Boxe. Uma academia sob o viaduto Alcântara  Machado, um espaço inóspito que tona um lugar significativo a partir da ação humana. Local de convergência de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Reciclagem que se desdobra em vários planos. Pneus e outras peças de caminhão ou pedaços de concreto se tornam ali, equipamentos de treino. Prática esportiva voltada ao controle e canalização da agressividade, que exige uma disciplina áustera, espartana e que aponta a possibilidade de remodelação de corpos e de projetos de vida !



Cicilismo : importante fonte de mudanças necessárias na vida urbana, não apenas novas formas de locomoção, mas de estar e de se relacionarem com a cidade e os citadinos.

Proliferação de trajetos. Ativismo em múltiplos sentidos contra o trânsito crescentemente caótico.
Dentre essas prátcas há aqueles que exploram faixas disponíveis aos domingos, bem como os que se encontram para circulação, sob certas regras e conduta.




Rapel
Skate