sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Liceu Coração de Jesus

Liceu Coração de  Jesus



No final do século 19 São Paulo era uma cidade em crescimento, centenas de ex-escravos e migrantes sofridos vinham buscar com muito sacrifício, na terra dos bandeirantes, uma oportunidade.

Na Itália o padre João Bosco, um homem santo, se preocupava com esses irmãos que sofriam e enviou uma missão para apoiá-los. Esses missionários contruíram sob a inspiração dele uma escola e o santuário agregado à Basílica Vaticana.
Animados por essa orientação muitos paulistanos colaboraram e a igreja foi inaugurada a 24 de junho de 1884.

O altar -mor foi consagrado em 1895 e em 1914 foi elevada ao grau de santuário.

Em 1938, o papa caconizou São João Bosco, nessa ocasião se dedicou o primeiro altar da direita da igreja a ele e o Santuário recebeu relíquias do santo que tanto amou os brasileiros.

A Paróqui do Sagrado Coração de Jesus foi criada em 1940 e é dirigida pelos padres salesianos continuadores da missão de Dom Bosco.

O estilo da construção é romano basilical: os painéis e afrescos são de autoria de Pedro Gentili e de uma grande pintora florentina, cujo nome é mantido em segredo, a pedido da mesma.

A nave central pode ser considerada uma jóia da arte sacra do Brasil e se constitui uma miniatura da nave da Basílica de Santa Maria Magiore ( Roma ). Quarenta lustres de cristal da Boemia ornamentam essa belíssima basílica.

Os altares laterais possuem imagens esculpidas em madeira e mármora de origem italiana, francesa e alemã.

A arquitetura do prédio e o altar-mor, em mármore Carra, são obras do artista Domingos Del Piano, salesiano leigo consagrado.

É encimada pelo Cristo Redentor de sete metros de altura, que no princípio do século 20 era o  ponto mais alto da cidade.

E foi nesta  insituição, que concluí meus estudos, na basílica casei-me e batizei meus filhos e completei  bodas de prata.

Saudades !