quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Jardim da Luz

Jardim da Luz - o cartão Postal da Cidade de São Paulo.

No início do século XX, o Jardim foi transformado em cartão-postal, símbolo da cidade. Vivia a última etapa de seu apogeu.

Ali, as diferentes colônias realizavam suas festas tradicionais, exibiam sua língua, roupas, comidas, músicas, artes, jogos e outras características culturais. Enre as modernidades do período, está o cinema, que transformou o Jardim da Luz em local de exibição ao ar livre.

Os eventos realizados no parque passaram a ser filmados e exibidos nos "jornais cinematográficos" de São Paulo.
As festas eram descritas em detalhes e mereciam comentários especiais. Nesse período, chegaram os fotógrafos lambe-lambes.
Com eles, tornou-se comum ver imigrantes recém-desembarcados na Estação da Luz dirigirem-se ao jardim para tirar uma foto, que enviavam aos familiares distantes. A imagem não deixava dúvida : estavam em São Paulo.



Em 1902 foi construído o atual coreto do Jardim da Luz. A edificação foi projetada pelo professor Maximilian Hehi, que assinou também os projetos do ponto chique, da caso do administrador e da atedral da Sé. , seu telhado de metal, estilo art noveau, foi importado da França.
O Coreto era uma refer^necia pelas suas apresentações de bandas e corais. Seus bailes eram muito populares.