quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Exposição : Os Robôs de Alamón

Os Robôs de Alamón

Caixa Econômica São paulo
Praça da Sé, 111 - ( outubro/2012)

Esta exposição reúne 25 obras do artista uruguaio Gustavo Alamón ( 1935 ), residente em Montevidéu. Com profícua trajetória profissional de seis décadas, Alamón ocupa hoje um lugar de destaque na plástica uruguaia.

Desde que seu desempenho e sua pintura assumiram configurações de expressão pessoal, Alamón tem utilizado sua arte para problematizar a condição  humana numa sociedade tecnológica e cibernética em que os sistemas de poder são cada vez mais evidentes.
Alamón elegeu a figura do robô em sua estratégia de catequese em favor dos valores fundamentais do ser humano, cujos direitos foram proclamados, não por acaso, na mesma década em que também surgiu uma nova ciência, a cibernética, e começou a ganhar corpo a robótica, desenvolvida amplamente nos anos 1960, quando Alamón também ampliou sua produção artística no Uruguai. Num tempo em que começou a acreditar, em determinados segmentos da sociedade, que a máquina acabaria por substituir  o homem em muitas de suas tarefas em função do surgimento do conceito de inteligência artificial.

Alamón é um paladino na luta contra a desumanização do homem e seus desdobramentos tais como o estabelecimento de sistema de poder injustos e discricionários, que menosprezam sua inteligência , sua sensibilidade e seus  direitos. Para ele, todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos; são dotados de razão e consciência e devem agir em relação umas à outras com espírito de fraternidade como preconiza o artigo primeiro da Declaração dos Direitos Humanos, de 1948.
E nem tem simpatia pela humanização das máquinas. Por  isso seus robôs aparecem com frequência, num cenário onírico, recomendados e sem faces; o corpo andróide inclui, não raro, fechaduras, chaves, grades, aberturas diversas, zíperes e uma clara conotação mecanicista. Às vezes, os robôs, não imunes ao vício, jogam cartas, bebem e se embriagam. Embora não tenham alma, suas vestes às vezes são elaboradas, sedutoras.

Gustavo  Alamón é um artista latino-americano necessário.

Enock Sacramento - Curador
Menbro da Association Internationale des Critiques d'Art.