sábado, 6 de outubro de 2012

Exposição : Gepetos de Praga

Gepetos de Praga

A arte viva das marionetes da República Tcheca

Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé -  111 - São Paulo -  29/09 a 02/12/2012)

A arte e a tradição secular das marionetes na República Theca.

Exposição lúdica e interativa, com peças de diferentes artistas clássicos e contemporâneos, desde a primeira metade do século  XIX até os dias de hoje.
A mostra evidencia o processo construtivo, os principais representantes, a importância e detalhes desta arte secular. A cenografia se inspira no universo imaginário e permite interatividade.

Envolver o público visitante com apresentações, oficinas e manipulação de marionetes é multiplicar a magia que é capaz de transformar bonecos de madeira em seres mágicos que nos contam histórias, nos emocionam e nos rejuvenescem.

Este projeto conta com o apoio do Consulado da república Theca no Brasil e patrocínio da Caixa e Governo Federal.

A República Tcheca e a tradição das marionetes.

A República Theca é um país localizado no centro da Europa, sem acesso ao mar, que existe desde  1° de janeiro de 1993 quando a Tchecoslováquia separou-se em dois países pacificamente, resultando em duas repúblicas independentes : a República Tcheca e a Eslováquia.

De inspiração italiana, desde o século XVII o teatro de marionetes é parte da cultura tcheca, presente em feiras e encontros públicos.

Historiadores acreditam que  as marionetes ajudaram a manter a língua tcheca ativa.

Além das belezas dos bonecos, que fala por si, a arte de trazer à vida os personagens tem um quê de magia, um quê de desígnio que só a arte é capaz de explicar.

Esta exposição convida a todos ao universo dos seres por nós criados e dos seres que se criam por si e se materializam.

Realização : TERRA À VISTA - Comunicação, Marketing e Cultura
Projeto/Coordenação : Clóvis Arruda


.