segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Exposição : Exercícios de Olhar

Exercícios de Olhar

Muser Lasar Segall
Rua Berta, 111 ( até 21/10/2012)


Quando me indago  sobre a pertiência deste projeto de uma seleção de trabalhos de períodos e tendências tão dispares da história da arte ( fins do século XIX aos nossos dias ), com base em tema, aparentemente banal, de figuras de costas por diferente artistas, essa dúvida chegou a me  incomodar  em certos momentos do processo  de pensar o conjunto, em vista da heterogeneidade de tendências. No caso, prevaleceu a curiosidade da busca e descoberta de exemplares que, em coleções locais, ao longo de décadas, tivessem, de maneira mais sútil ou enfática, de acordo com a circunstância, de figuras de costas em pinturas, desenhos e gravuras.

Eliminei a  princípio a opção por fotografia, embora uma aqui compareça como contraponto visual, pois esse meio, por si só, constituiria uma exposição, tal o número de artistas  que conhecemos com essa temática.

O tema - figuras de costas - pode até ser visto como "reacionário", se considerarmos que Werner Haftman já declarava na abertura da primeira documenta  de kassel ( 1955) que "a imagem das coisas" não mais bastava "para apresentar a essência do homem". Afirmação que pode ser uma alusão definitiva à rejeição da figuração como forma de expressão artística, mas o tema pode, por outro lado, ser apreciado como exercício instigante de leitura de trabalhos de artistas que utilizaram/utilizam, eventualmente ou com frequência, o dorso de figuras em suas composições.

Aracy Amaral
curadora

                                                                                           Anita Malfati  - 1915-1916