terça-feira, 2 de outubro de 2012

Estação da Luz

Estação da Luz


A Estação da Luz foi construída   no fim do século XIX com o objetivo de sediar a recem - criada Companhia São Paulo Railway, de origem britânica, assim como de se construir na parada paulistana de sua linha ferroviária, a qual ia de Santos, no litoral do estado, a Jundiái, no interior. Nas primeiras décadas do século XX, foi a principal porta de entrada à cidade de São Paulo.

Sua maior importância, no entanto, era na condição de infra-estrutura econômica pra o país : por ali passava o café a ser explorado no porto de Santos, assim, como também ali chegava bens de consumo e de capital importados que abasteciam à cidade em uma fase ainda pouco industrializada.

A atual estação foi construída entre 1900 e 2010 no lugar da original Estação da Luz de 1867.

Na década de 1940, a Estação sofreu um incêndio e após a reforma, foi-lhe adicionado um novo pavimento no bloco administrativo.

A partir deste período, o transporte ferroviário entrou em processo de degradação, assim como o bairro da Luz, levando a Estação a igualmente degradar-se.

Nas décadas de 1990 e 2000, passou por uma série de reformas, uma das quais encabeçada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e seu filho Pedro Mendes da Rocha - que teve como intenção adaptá-la a receber o MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA.



Atual Estação da Luz - 1900




Construção da Estação da Luz -  1867