domingo, 23 de setembro de 2012

Instituto Moreira Salles de - Poços de Caldas

Instituo Moreira Salles de Poços de Caldas
Rua : Teresópolis, 90 - Poços de Caldas


Exposição : fotografias de Gil Sibin



O Instituto Moreira Salles, fundado em 1992 pelo embaixador e banqueiro Walter Moreira Salles ( 1912-2001), o Instituto Moreira Salles é uma entidade civil sem fins lucraticos que tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais.




Para abrigar suas atividades foi restaurado um imóvel centenário de grande valor histórico - O Chalé Cristiano Osório - e construído ao lado dele um moderno centro cultural com mais de 1.000 m2 de área expositiva.


Este chalé foi projetado e construído pelo arquiteto italiano Giovanni Battista Pansini em 1894 para a família Cristiano Osório de Oliveira, de São João da Boa Vista - SP, mesclando elementos art noveau à concepção clássica do sul da Austrália ( TIROL). Trata-se de exemplar típico  do ecletismo que marcou a arquitetura residencial de Poços de Caldas no final do século XIX.
O cedro e o pinho, madeiras da região, formaram os principais elementos estruturaias em alvenaria de tijolos de barro, assentados com argamassa.

Com o correr dos anos o chalé foi sendo objeto de diversas reformas. Em 1989 foi adquirido pelo Instituto Moreira Salles, que promoveu o seu restauro para sediar a Casa da Cultura de Poços de Caldas.
Os jardins circundantes ao chalé foram remodelados, observando-se a sua concepção original e preservndo os arbustos e árvores mais antigas.






Exposição : Gil Sibin - Fotografias


O trabalho de Gil Sibin dialoga com o ambiente inóspito dos aeroportos. Empreendedor de muitas e longas viagens, Gil começou a fotografar as estruturas monumentais que compôem a cobertura dos muitos aeroportos pelos quais passou.

As imagens tomadas naqueles espaços de tempo, revelam ritmos e configurações geométricas de grande qualidade estética.   A essa qualidade estética, soma-se um apurado processo de impressão fotográfica. Preocupado em transmitir a atmosfera impessoal dos aeroportos, Gil realiza suas impressões sobre as mesmas placas de alumínio utilizadas nas construções desses espaços, evitando o caráter seduot da impressão sobre papel de algodão.