sábado, 15 de setembro de 2012

Exposição : Instituo Moreira Salles - São Paulo

Instituo Moreira Salles -


Exposição Horácio Coppola  ( set/2012)

Rua : Piauí, 844 - 1 andar - São Paulo - SP



Horácio Coppola, morto em agosto/2012, aos 105 anos, o fotógrafo argentino tem um lado menos popular de sua produção explorado nas 81 imagens de Luz, Cedro e Pedra. A  mostra reúne uma série registrada em 1945 nas cidades históricas de Minas Gerais. Ali, ele focou um tema específico : as esculturas de Aleijadinho em  Sabará, Ouro Preto e Congonhas do Campo.
Expoente do modernismo latino-americano, Coppola sobressaiu pelos flagrantes urbanos de Buenos Aires. Esses trabalhos m modernistas revelam a atenção aos aspectos geométricos da cidade, reflexo do período passado pelo artista na Alemanha.  Entre 1932 e 1933, ele estudou na cultuada escola alemã fundada por Walter Gropius, a Bauhaus onde conheceu a primeira esposa Grete Stern, Posteriormente celebrizada pelas  fotomontagens surrealistas. Fugindo da ameça nazista, o casal veio para a América do Sul em 1935.
Dez anos depois, Coppola visitou o Brasil para realizar o conjunto agora exibido. As figuras esculpidas pelo gênio do barroco, de fato, surgem quase como personagens nos retratos. É impossível não ficar tocado com a serenidade de São João Evangelista Adormecido ou por três Cristo, dois deles crucificados e o último com a coroa de espinhos.
Não ficaram de foram is imponentes doze  profetas do Santuário do Senhor Bom Jesus de matosinhos, em Congonhas do Campo.


Exemplar do livro publicado dos trabalhos de Esculturas de Aleijadinho, por Horácio Coppola