quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cemitério da Consolação

Cemitério da Consolação

Rua da Consolação





O Cemitério da Consolação é a mais antiga necrópole  em funcionamento na cidadede São Paulo e uma das principais referências brasileiras no campo tumular. Localiza-se no distrito da Consolação, na região central da capital paulista.

Primeiro cemitério público da cidade, foi inaugurado em 15 de agosto de 1858, com o nome de Cemitério Municipal, com o objetivo de garantir a salubridade e evitar epidemias, substituindo então recorrente de sepultar os mortos nos interiores das igrejas.

Atualmente é um dos 22 cemitérios públicos do Município de São Paulo.

Com a prosperidade advinda da aristocracia da cafeicultura e o surgimento de uma expressiva burguesia em São Paulo, o Cemitério da Consolação passou a abrigar obras de arte produzidas por escultores de renome, para ornamentar os jazigos de personalidades importantes do Brasil, como  Paulo Prado, Mário de Andrade, Libero Badaró, Monteiro Lobato, Luís Gama, Marquesa de Santos, Oswald de Andrad, Paulo machado de Carvalho, Caetano de Campos, Armando Bogus, Júlio Mesquita, Franco da Rocha, Roberto Simonsen, Conde Francisco Matarazzo, Rubens de Falco, Ramos de Azevedo, Anália Franco, Tarsila do Amaral, Olivia guedes Penteado, Cícero Pompeu de Toledo, Guiomar Novaes, João Mendes, Armando salles de Oliveira, ÇAbreu Sodré, Ademar de barros, Dona Ruth Cardoso de Almeida.

Entre  os artistas que produziram obras para o cemitério encontram-se Rodolfo Bernadelli, Victor Brecheret, Bruno Giorgi e Celso Antônio de Menezes.

Um dos destaques  do cemitério é o colossal mausoléu da família Matarazzo, o maior da América Latina, que do subsolo ao pico possui 25 metros de altura. Tem o tamanho aproximado de um prédio de 3 andares, ocupando uma área de 150 metros quadrados. É ornamentado por um impressionante conjunto escultório em bronze italiano, obra de Luigi Brizzola.

Infelizmente o Cemitério da Consolação, apesar de ser considerado um museu a céu aberto,  está totalmente em degradação. Falta de segurança,  portas de bronze dos jazigos arrombadas, túmulos abertos, indigentes tomando banho nas torneiras  internas.

E é lá que estão sepultadas muitas das personalidades  que fizeram a história desta cidade !


Campos Salles
Marquesa de  Santos

Dona Ruth Martinho