sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Exposição : O encanto de uma São paulo que canta - exposição realizada na Associação dos Funcionários Públicos de São Paulo - AFPESP


A Coordenadoria de Educação e Cultura da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo comemora os 454 anos da cidade de   São Paulo,  com uma exposição fotográfica que faz referência ao espaço público,  a partir das variáveis artística, arquitetônica, cultural e utilitária. Escolhemos, em sua maioria, endereços que perfazem a memoria histórica de constituição da cidade de São Paulo. O visitante tomará contato com uma São Paulo retratada em detalhes, fragmentos, nos quais destacamos os postes de iluminação pública, referenciados naquela localização histórica. Os postes, acreditamos, reúnem, além do aspecto simbólico de urbanidade e metafórico de iluminação, elementos estéticos a serem apreciados que, decerto, escapam à vista apressada de quem percorre a cidade.

A exposição torna-se assim, um grande mosaico lúdico, motivando o visitante a deter-se um pouco mais no ambiente de sua cidade, ao mesmo tempo em que propicia um jogo de identificação com os endereços que representa. E a brincadeira ganha outra dimensão no jogo de memórias especialmente elaborado para ampliar os detalhes retratados, que poderá ser levado a outros espaços e momentos, em clara intenção de que nos nos acostumemos a olhar a cidade de uma forma mais prazerosa.